n w    w w w w

baner
You are here:   Home Documentos Lectio Divina - Leitura Orante da B√≠blia
large small default
Lectio Divina - Leitura Orante da Bíblia PDF Imprimir E-mail

 

B√≠bliaO que √© a Lectio Divina? - N√£o √© f√°cil traduzir literalmente e com exatid√£o a express√£o latina ‚ÄúLectio Divina‚ÄĚ. Habitualmente √© chamada de Li√ß√£o Divina ou leitura orante da Palavra de Deus. Trata-se de uma leitura atenta e sem pressa. Cada dia √© meditado e contemplado um texto escolhido e preparado de antem√£o. Tal leitura n√£o tem apenas a finalidade de satisfazer a curiosidade intelectual do leitor. Ela tem como objetivo alimentar a vida de f√© do crist√£o, fortalecer a uni√£o com Deus e animar o apostolado. O vaticano II, na Constitui√ß√£o Dogm√°tica ‚ÄúDei Verbum‚ÄĚ, sobre a Revela√ß√£o Divina diz que: - ‚ÄúA Lectio Divina √© a escuta religiosa e piedosa da leitura sagrada da Escritura‚ÄĚ (DV 10). Pressup√Ķe sempre uma atitude de f√© orante e abertura de cora√ß√£o.

O encontro: - A leitura orante da Sagrada Escritura sempre tem sido o lugar preferido para o encontro com Deus. √Č a chamada ‚ÄúLectio Divina‚ÄĚ. Mas, ‚ÄúLectio‚ÄĚ n√£o significa ler a B√≠blia somente para adquirir conhecimentos ou obter informa√ß√Ķes. Trata-se de um encontro profundo e √≠ntimo com Deus que se dirige a n√≥s atrav√©s da Palavra. √Č na Palavra que sentimos a unidade e a ess√™ncia de Deus. No encontro com Deus encontro a mim mesmo de uma maneira nova. Santo Agostinho diz: - ‚ÄúA Palavra de Deus se op√Ķe √† tua vontade enquanto n√£o te tornar art√≠fice de tua salva√ß√£o. Na medida em que tu mesmo fores o teu inimigo, tamb√©m a Palavra de Deus o ser√°. Torna-te amigo de ti mesmo e tamb√©m a Palavra de Deus estar√° em harmonia contigo‚ÄĚ (Serm√£o 110,3). Na medida em que compreendo a Palavra de Deus, compreendo a mim mesmo de uma maneira nova. Compreender o texto b√≠blico √© compreender os meus limites.

O amor √† Palavra: - Para a pessoa de f√©, a B√≠blia √© o ‚ÄúLivro de Deus‚ÄĚ. Quem segue a Cristo recorre sempre √† Sagrada Escritura para encontrar a ‚Äú√Āgua viva da salva√ß√£o‚ÄĚ. √Č na escuta atenta da Palavra de Deus que o amor misericordioso e a compaix√£o v√£o sendo aprimorados. √Č sempre o Esp√≠rito Santo que suscita o amor e ades√£o √† Palavra. Al√©m do mais, a leitura atenta da Palavra sempre leva √† ora√ß√£o e intimidade com o Senhor. √Č imposs√≠vel compreender a leitura orante sem chegar √† ora√ß√£o, em todas as suas formas e express√Ķes, tais como: - s√ļplicas, hinos, a√ß√£o de gra√ßa, invoca√ß√Ķes, louvores, pedidos de perd√£o... Assim, a Lectio Divina passa a ser uma Palavra rezada e n√£o apenas lida. √Č uma assimila√ß√£o lenta do texto b√≠blico, onde a pessoa orante escuta atentamente a voz do Pai e volta o seu olhar e o seu cora√ß√£o para ele.

A escuta da Palavra: - No Antigo Testamento, uma das caracter√≠sticas peculiar da religi√£o hebraica √©, sem d√ļvida, a escuta atenta da Palavra. Por um lado, Deus fala atrav√©s dos textos Sagrados; por outro, o povo responde na escuta, acolhendo tal Palavra, impregnando assim da sabedoria divina. Para que o povo de Israel seja ‚Äúpropriedade exclusiva do Senhor, bem como um reino de sacerdotes e uma na√ß√£o santa‚ÄĚ, precisa escutar sua Voz e observar sua Alian√ßa (Ex 19,5-6). A atitude mais digna do ser humano, perante seu Criador e Pai, sintetiza-se na escuta de sua Palavra. Esta requer ambiente de sil√™ncio, recolhimento e abertura. Nosso Deus continua a falar a cada pessoa que escuta atentamente sua Palavra.

Os quatro passos: - A leitura divina √© dividida em quatro passos: - leitura ‚Äď medita√ß√£o ‚Äď ora√ß√£o ‚Äď contempla√ß√£o. A leitura orante da B√≠blia procura a uni√£o com Deus, √† medita√ß√£o o encontra, a ora√ß√£o o invoca e a contempla√ß√£o o saboreia. Tal m√©todo acende o desejo ardente do cora√ß√£o para Deus. Contemplar √© rezar sem palavras. √Č tornar-se um com Deus. H√° uma conex√£o interna das quatro fases. O principal objetivo da leitura orante √© encontrar-se com Deus. Na Lectio Divina, a alma percorre um itiner√°rio espiritual em dire√ß√£o a um encontro sempre mais profundo com Deus.

Ler a Palavra: - H√° uma evolu√ß√£o lenta. Aos poucos se passa do ato de ler para escutar a Palavra. Assim, por exemplo, Mois√©s cumpre sua miss√£o mediadora entre Deus e o povo, lendo a Palavra do Senhor, que estava escrita nas t√°buas da Alian√ßa (Ex 24,7). A Lei escrita em pergaminhos, passa a ser chamada de Escritura, que quer dizer exatamente isto: - Lei escrita para ser lida e proclamada. No Novo Testamento Jesus fala com pessoas que conhecem bem a Escritura: - ‚ÄúNunca lestes o que fez Davi quando teve necessidade, e ele e os que o acompanhavam sentiram fome‚ÄĚ? (Mc 2,25). Podemos ver nesta pergunta de Jesus j√° a origem da Lectio divina.

Meditar a Palavra: - J√° nos primeiros s√©culos do cristianismo, a Igreja, atrav√©s dos Monges, fez uma grande descoberta: √© preciso meditar as Escrituras, ou seja, ‚Äúruminar‚ÄĚ. A leitura orante leva √† medita√ß√£o. √Č a√≠ que o crist√£o percebe a for√ßa transformadora da Palavra, assim ele vai formando a consci√™ncia reta e clara dos apelos de Deus para poder agir perante a maldade do mundo. Meditar √© parar. √Č tirar tempo para perceber as novidades de Deus. Meditar √© mais do que ler. √ą colocar o ouvido e o cora√ß√£o √† escuta.

Rezar a Palavra: - Aquilo que √© lido no Antigo Testamento encontra sua realiza√ß√£o na vida e nos ensinamentos de Jesus. Os evangelhos constituem o cora√ß√£o de toda a B√≠blia. Toda leitura orante tende a conduzir √† ora√ß√£o. Rezar √©, em primeiro lugar, um relacionamento amoroso e gratuito com Deus. A aut√™ntica ora√ß√£o √© sempre uni√£o com Deus. √Č sempre intimidade com o Criador. Os frutos da ora√ß√£o se manifestam ao longo da vida. A ora√ß√£o nos traz de novo a sensibilidade humana, muitas vezes, esquecida em nosso cotidiano. Quem reza tamb√©m se compromete. Quem reza entende a dor e o sofrimento do outro. √Č imposs√≠vel rezar e ficar de bra√ßos cruzados, sem perceber o sofrimento de tantos irm√£os sofredores. A ora√ß√£o conduz a um apostolado fecundo.

Contemplar a Palavra: - √Č necess√°rio contemplar a Palavra, isto √©, o Verbo que se encarnou, o Filho de Deus feito Homem. S√£o Jo√£o nos diz: - ‚ÄúN√≥s contemplamos a Palavra da Vida‚ÄĚ (1Jo 1,1). Quem contempla tamb√©m vai se comprometer com os valores do Reino, vai sempre mais percebendo qual √© a aut√™ntica vontade de Deus sobre sua vida. A contempla√ß√£o permite o discernimento em profundidade. O pr√≥prio Jesus manda examinar as Escrituras como fonte de vida: - ‚ÄúExaminai as Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna; ora s√£o elas que d√£o testemunho de mim‚ÄĚ (Jo 5,39). O verbo ‚Äúexaminar‚ÄĚ tem aqui o sentido de contemplar. A contempla√ß√£o n√£o tem nada de alucina√ß√£o, desequil√≠brio emocional ou at√© mesmo fanatismo. N√£o se pode for√ßar uma contempla√ß√£o. Ela brota espont√Ęnea de uma atitude orante. N√£o basta pensar em Deus, √© preciso unir-se sempre mais a ele. √Č atrav√©s da contempla√ß√£o que a pessoa encontra o equil√≠brio interior e um estado de harmonia e paz. Neste espa√ßo de Deus as feridas do cora√ß√£o v√£o sendo curadas. Na contempla√ß√£o precisamos estar dispostos a nos assumir do jeito que somos diante de Deus. O ponto mais alto da ascese crist√£ √© a contempla√ß√£o.

Cora√ß√£o orante e contemplativo: - Eis o segredo de toda for√ßa mission√°ria. A Lectio Divina √© a base necess√°ria de toda a vida crist√£. A vida espiritual do crist√£o √© a Sagrada Escritura lida, meditada, rezada e contemplada. Isso √© compromisso de cada dia. A leitura orante n√£o √© exerc√≠cio isolado do crist√£o, pois ele est√° em comunh√£o com toda a Igreja. Conforme Or√≠genes, o ‚Äúcrist√£o perfeito‚ÄĚ √© aquele que sabe ler as Escrituras. E no dizer de S√£o Jer√īnimo, ‚Äúdesconhecer a Escritura √© desconhecer Cristo‚ÄĚ. Tamb√©m Santo Ambr√≥sio pede que a leitura da Palavra de Deus seja cont√≠nua e di√°ria: - ‚ÄúTenham, diariamente nas m√£os a Sagrada Escritura, a fim de adquirir o conhecimento de cristo‚ÄĚ.

Textos para oração:

- 2Timóteo 3,1-17: Toda a Escritura é inspirada por Deus.

- Atos 17,1-34: Os ensinamentos de Paulo a partir das Escrituras.       

Pe. Agenor Girardi